quinta-feira, 28 de junho de 2012

Adaptação de Pão de Forma

Pão de Forma da Silvia Kawaguti


Logo que comecei a utilizar minha máquina de fazer pão, tive experiências de medianas a terríveis. Foi quando encontrei o pão de forma da Silvia Kawaguti por meio de um grupo no facebook chamado Viva sem Glúten. Finalmente havia encontrado um pão que tinha textura, cheiro e sabor de pão caseiro. De vez em quando, até faço outras receitas, mas meu pão de máquina favorito é oficialmente o pão da Silvia. Abaixo, a receita original do pão de forma:

Ingredientes :
2 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de fécula de batata
1/2 xícara de polvilho doce
1/4 xícara de óleo de canola
sal
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de goma xantana
1 ovo
3 colheres de sopa de leite em pó
1 1/2 de água morna
1 colher de sopa de fermento em pó biológico (ou um sachê)

Mas hoje, eu fiz uma adaptação, para poder acrescentar alguma fibra ao meu café da manhã. Acrescentei uma colher de sopa de fibra de banana verde, diminuí o fermento biológico para 2 colheres de chá, adicionei uma colher de chá de fermento em pó químico e 2 colheres de chá de gelatina em pó incolor. O resultado foi um pão muito macio e fofo por dentro e crocante por fora. O sabor ficou muito bom também. Veja as fotos:

 Para quem for fazer o pão na máquina, como eu fiz, apenas não se esqueça, que os ingredientes líquidos vão primeiro, depois os secos.






 No blog da Silvia Kawaguti, além de encontrar esta, você terá acesso a muitas outras receitas que ela desenvolve e bondosamente compartilha conosco.  Segue o link: http://nocontemgluten.blogspot.com.br/

Agradeço a Silvia Kawaguti, por me permitir publicar esta receita.

2 comentários: