quinta-feira, 21 de junho de 2012

Empadão de Palmito

Foram muito poucas as minhas experiências na culinária sem glúten ultimamente, por isso não postei mais nada. Passei um período de mudança de emprego, algumas vezes três empregos ao mesmo tempo. Surtei, voltei ao normal, decidi trabalhar por conta própria (um processo para o qual já vinha fazendo transição)... Enfim, aqui estou eu na cozinha de novo! Eu fui a um evento em São Paulo, no dia 20 de maio e lá eu ganhei uma cesta de produtos gluten free. Entre eles, uma caixa de farinha da Beladri. Fiquei tão emocionada! Demorou, mas resolvi testa-la. Decidi fazer um empadão de palmito, que é meu preferido. 








Então aqui vai a receita:


Recheio
azeite de oliva para refogar
alho à gosto
1 vidro de palmito
azeitonas picadas à gosto
1 tomate picado
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de maizena
1/2 copo de requeijão
30 gramas de queijo ralado (eu usei o queijo prato)


Frite o alho no azeite, acrescente o palmito, as azeitonas e refogue. Acrescente o tomate. Assim que o tomate ficar mais mole, acrescente 1/2 xícara de leite e deixe ferver. Na outra 1/2 xícara de leite, misture a maizena e acrescente ao recheio. Coloque em seguida o requeijão e o queijo. Se for preciso, acerte o sal. Reserve.


Massa
2 1/2 xícara de farinha especial Beladri
1 gema
margarina sem sal até dar o ponto
1 pitada de sal


Misture a farinha, gema e sal e vá acrescentando margarina à massa até dar o ponto, que não fique mais farinhenta. 


Montagem
Espalhe a massa na forma com a mão (achei a massa bem gostosa de trabalhar, e a qualidade da farinha fez toda a diferença). Coloque o recheio. Para cobrir a torta, abra a massa com um rolo entre dois plásticos e retire o plástico com cuidado para não rasgar a massa. Fure a cobertura com um garfo sobre toda a torta e pincele com uma gema.




2 comentários:

  1. Fica parecido com a massa podre?
    Ainda não consegui acertar um empadão que pareça empadão,rs,adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica bem parecida com a massa podre, sim. Tem a´te que esperar esfriar bem se não desmancha toda.

      Excluir