domingo, 22 de janeiro de 2012

Torta de Maçã


Torta de Maçã

Esta torta eu fiz apenas uma vez, quando ainda comia glúten. Minha amiga Geisa me deu a receita e disse que era maravilhosa. Fiz, comi no mesmo dia e não achei grande coisa. Quando comi no dia seguinte, não é que era deliciosa, mesmo? Experimentei fazer sem glúten. Deu certo, mas errei no tamanho do marinex. Ficou pouco creme para esse tamanho de torta. Abaixo, a receita, mas se for fazer em um marinex maior, dobre a receita do creme.



Massa:
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó químico
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de margarina
1 ovo
1 xícara de farinha de arroz 
1/2 xícara de polvilho doce.
Farinha de arroz até desprender das mãos

Amasse, abra entre plásticos, espalhe em pirex untado e enfarinhado. Fure a massa com um garfo para que não levante bolhas. Leve ao forno para assar.

Creme:
1/2 litro de leite 
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa bem cheia de amido de milho
1 xícara de açúcar mal cheia
1 gema

 Retire um pouco do leite na xícara, misture a maisena e a gema. Leve o leite, a manteiga  e açúcar ao fogo. Quando ferver, coe a mistura da maisena, gema e leite, já agregando ao que está no fogo. Mexa bem até engrossar. Espalhe o creme sobre a torta. Coloque as fatias de maçã passadas no açúcar e canela.

Calda
Derreta 1 xícara de açúcar e acrescente um pouco de água fria. Quando estiver bem derretido, coloque uma colher de maizena bem cheia dissolvida numa xícara com água. Mexa até engrossar. Coloque por cima do creme e maçãs.

Leve a geladeira. De preferência, coma só no dia seguinte. Leva um tempo pra torta absorver aquele creme e ficar mais molhadinha. Fiz hoje e experimentei hoje. Ficou boa, mas estou na expectativa de amanhã ficar melhor...


Dia seguinte... ficou ótima e aprovada por meus alunos não celíacos que pediram mais um pedaço no final da aula. Experimentem fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário